Assistência

Número de agendamentos para o CadÚnico é ampliado

Cras Areal, Fragata e Três Vendas passam a disponibilizar o dobro de vagas para agendar o registro ou atualização no sistema

Jô Folha -

A prefeitura de Pelotas irá ampliar os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Areal, Fragata e Três Vendas. Para reduzir o tempo de espera nas filas e a demanda por atendimento nas unidades, em busca de atualização e registro no Cadastro Único (CadÚnico), um mutirão de agendamentos será realizado nesses locais na próxima sexta-feira (26).

De acordo com a Secretaria de Assistência Social (SAS), a ampliação irá representar aumento de 50% na capacidade dos serviços, possibilitando que sejam feitos até 600 agendamentos em cada um dos Cras. Todo o cidadão que procurar para agendar, no dia 26, será atendido até o final de setembro. Por meio do CadÚnico, sistema de identificação utilizado pelo governo federal, as famílias de baixa renda podem solicitar inclusão em programas de assistência social e distribuição de renda.

Os atendimentos nos locais para registro do CadÚnico são feitos de segunda a quinta-feira, com horário estendido, das 8h às 17h. Nas sextas-feiras o funcionamento é destinado exclusivamente aos moradores da colônia de Pelotas com o objetivo de facilitar o acesso desse público específico ao serviço.

A prefeitura informa que, além de realizar o serviço de forma presencial, é possível fazer a atualização cadastral através do aplicativo Cadastro Único, que pode ser baixado em gov.br/cidadania/pt-br/cadunico/app-cadunico. Para cadastros novos, feitos pela plataforma, o usuário terá até 90 dias para validar as informações junto ao setor de Cadastro Único do município _ unidade central ou nos Cras.

Onde procurar pelo serviço
Unidade Central - rua Três de Maio, 1.074, de forma espontânea (com distribuição de fichas)
Cras Três Vendas - rua 15, n° 81 _ Pestano (por agendamento)
Cras Fragata - avenida Duque de Caxias, 734 (por agendamento)
Cras Areal - rua Ulysses Guimarães, 1.509 (por agendamento)

Benefícios que dependem do Cadastro Único
Aqueles que estiverem registrados no CadÚnico, dependendo da renda familiar, poderão acessar uma série de programas e serviços. Dentre eles:

- Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família)
- Auxílio Gás
- Tarifa Social de Energia Elétrica e Água
- Programa Casa Verde Amarela
- Passe livre para pessoas com deficiência
- Serviço de castração para animais oferecido pelo município para tutores em vulnerabilidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Oficina realiza formação sobre educação menstrual Anterior

Oficina realiza formação sobre educação menstrual

Rio Grande do Sul confirma transmissão comunitária da monkeypox Próximo

Rio Grande do Sul confirma transmissão comunitária da monkeypox

Deixe seu comentário